Segurança: Guarda Municipal lança campanha “Cerol Não”

Segurança: Guarda Municipal lança campanha “Cerol Não”

A campanha tem parceria do Departamento Municipal de Fiscalização e Postura

Com objetivo de prevenir acidentes causados pelo uso de linhas com cerol ou linhas chilenas, utilizadas para soltar pipas em vias públicas, a Guarda Municipal de Marabá, através do Núcleo de Educação Ronda Escolar, em parceria com o Departamento Municipal de Fiscalização e Postura, lançou na manhã desta sexta-feira (19), a campanha “Cerol Não”.

Durante o lançamento, que aconteceu nas dependências da Guarda Municipal, foi apresentado um folder da campanha, que deverá ser distribuído nas escolas e em blitzen em vários pontos da cidade.

A campanha tem como base a Lei Municipal 17.942, de 24 de outubro de 2019 (Lei do Cerol), que proíbe soltar pipas com cerol em áreas de trânsito de pedestres e veículos ou em quaisquer instalações públicas. “Ao soltar pipas em locais públicos, você poderá causar graves acidentes, inclusive mortes, como aconteceu recentemente na cidade de Parauapebas e no ano passado tivemos uma vítima fatal aqui em Marabá”, explicou o Inspetor Everton Barreto, comandante da Guarda Municipal.

Barreto informa ainda que a Lei Municipal prevê também a proibição de fabricação, comercialização e a utilização do cerol ou qualquer outro produto industrializado cortante com a finalidade de soltar pipas. “Estamos com a ronda diária em todos os bairros para fiscalizar e fazer cumprir a lei, caso venha haver o seu descumprimento, a infração acarretará multa de natureza leve à gravíssima e apreensão de todo material”, explicou.

A operação de combate ao uso de linha com cerol e linha chilena para soltar pipas, começou no início do mês.  Neste período, de acordo com o comandante da Guarda, já houve apreensão de mais de 8 mil produtos relacionados, os quais devem ser incinerados.

Denúncia

A campanha segue durante todo o período de verão, sendo que a maior incidência desta infração, registra-se entre junho e agosto. A Guarda Municipal pede à população que denuncie essa prática perigosa em Marabá.

Departamento Municipal de Fiscalização e Postura: (94) 9 9155 2425
Guarda Municipal de Marabá: 153

Prévia

Todo fim de semana, são atendidas mais de 12 denúncias de aglomeração de pessoas em torno da brincadeira de empinar papagaio e uso de linha com cerol, o que fez com que a GMM e Departamento de Postura realizassem nos dias 28 e 30 de maio campanha educativa pelos bairros da cidade acerca desse material cortante, inclusive com visita a diversos estabelecimentos comerciais.

Recomendação

Como há um grande perigo aos motociclistas e ciclistas, é aconselhável o uso de equipamento de proteção individual específico, as autoridades recomendam o uso de viseira abaixada, de protetor no pescoço e, principalmente, da antena anti-linha.

Veja outras fotos:

 

Texto: Victor Haôr e João Batista
Fotos: Paulo Sérgio e divulgação GMM (Edileuza Barros)

 

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acessibilidade