Ronda Escolar

O Grupamento Ronda Escolar é um Projeto Piloto da Guarda Municipal de Marabá – GMM, foi criada desde março de 2013, devido ao grande número de escolas e para prestação de atendimento as ocorrências das mesmas, foi então a necessidade de criar o grupamento, com intuito de proporcionar segurança a comunidade escolar, garantindo de forma a reduzir os altos índices de violência nas escolas públicas do município, bem como, seu entorno.

Para a implantação da Ronda Escolar foi realizado pesquisa in loco no sentido de mapear as reais necessidades das escolas municipais, que permitiu verificar a problemática e as especificidades de da unidade de ensino com coleta de dados junto aos diretores. A partir do diagnóstico foi possível identificar de perto a real necessidade de um planejamento específico voltado às escolas públicas do munícipio, além de ter realizado um curso de capacitação de Polícia Comunitária Escolar a fim de assegurar de forma eficiente os profissionais da GMM que atuam no segmento.

A Ronda Escolar tem objetivo de prevenir e inibir atos que atentem contra: A vida e a integridade física de alunos e professores; contra o serviço e o patrimônio público escolar; a ação de traficantes nas escolas; realiza projetos junto à comunidade escolar de conscientização sobre a preservação do patrimônio, uso de drogas, Bulling, prostituição infantil, educação ambiental, fantoches etc; orientar o público e trânsito de veículos eventualmente e em sua necessidade quando na saída ou entrada de alunos; cobrir eventos culturais e escolares, jogos estudantis dentre outros.

O trabalho de Policiamento Comunitário mantém o estreito relacionamento com a comunidade escolar em ações preventivas nas escolas. É valido ressaltar que após a implantação do segmento nas escolas de Marabá, tem diminuído consideravelmente os índices de violência nas escolas públicas. Um relatório emitido pelo o Setor de Análises e Estatísticas da GMM, dentre os 3 tipos de crimes mais atendidos pela GMM durante ano/2016, Atos infracionais praticados por Menores de Idade liderou o 1° lugar do ranking com 40% dos crimes mais atendidos pela GMM, deixando o Crime de Roubo/Furto/Assalto em 2° lugar com 13% das ocorrências e o 3° lugar Briga/Baderna com 9% dos casos. Vale ressaltar que a maioria dos delitos tinham envolvimento com drogas.

O Grupamento Ronda Escolar atua especificamente nas Escolas Públicas do Município, além das escolas do estado e alguns casos nas escolas particulares. Além do Patrulhamento preventivo e ostensivo, o segmento atua ainda na ministração de palestras com temas atuais, do tipo: Drogas, Bulling, Preservação do Patrimônio Público, Respeito ao meio ambiente e suas espécies, dentre outros temas.

ACESSIBILIDADE
X