A Guarda Municipal de Marabá – GMM criada pela Lei 17. 361 23 de julho de 2009 na época pelo Prefeito em exercício Maurino Magalhães, a GMM é a unidade que integra a estrutura operacional da Secretaria Municipal de Segurança Institucional – SMSI, órgão de execução da política municipal de segurança urbana, equipada e uniformizada com instrumentos necessários e suficientes para o desempenho de suas competências e suas atribuições, fundamentados no princípio da hierarquia e da disciplina, respeito à dignidade humana, o respeito à cidadania, o respeito à justiça, o respeito à legalidade democrática, o respeito à coisa pública.
A GMM conta com o efetivo total de 82 agentes, sendo: 17 deles são Inspetores, GM’S distribuídos em postos fixos, permanência, patrulhamento preventivo, administrativo, além dos grupamentos: Ronda Escolar (atuando na segurança das escolas) e o Canil (onde a utilização dos cães adestrados pelo órgão de segurança pública, tem se mostrado uma ferramenta eficiente no combate à criminalidade e no resgate de pessoas, localização de armas e drogas sendo reconhecido como um instrumento de menor potencial ofensivo, seja no patrulhamento das ruas e captura de transgressores da lei, seja localização de drogas ou pessoas perdida, auxiliando na maioria das operações em conjunto com as policias das esferas federal e estadual.
Breve Histórico
Somos a primeira turma de Inspetores e Guardas da Guarda Municipal de Marabá- PA, Comandada pelo primeiro Comandante o QOPM/PA R.R Cel Gilmar da Conceição Marques que após intenso 07 (sete) meses de curso de Formação nas dependências da Faculdade Metropolitana, enfrentando as intempéries do tempo com muita garra e determinação, no dia 04 de Abril de 2012 fomos apresentados a sociedade marabaense em uma solenidade na Av. Antônio Maia em frente a antiga (Câmara Municipal).
Em 18 de Maio de 2012 as 18h em frente a Prefeitura Municipal aconteceu a Solenidade de Posse Oficial, onde teve a participação de diversas autoridades das esferas federal estadual, municipal, empresas, dentre outras. Na época o Prefeito em exercício Maurino Magalhães de Lima, fez revista aos 128 agentes de segurança prontos a defender o patrimônio público e a população marabaense.