15 MIL FILHOTES DE QUELÔNIOS SÃO LIBERADOS NO RIO TOCANTINS

15 MIL FILHOTES DE QUELÔNIOS SÃO LIBERADOS NO RIO TOCANTINS

Na manhã de ontem (25), a Guarda Municipal de Marabá (GMM), com apoio de diversos parceiros, fez a soltura de cerca de 15 mil filhotes de tartarugas e tracajás (quelônios) na Praia do Tucunaré, objetivando o repovoamento do rio que tem sido alvo da pescaria predatória.

Segundo Roberto Lemos, superintendente geral da Guarda Municipal, esse trabalho é uma parceria entre a Unifesspa, Semma (Secretaria Municipal de Meio Ambiente), Commam, Exército, Ministério Público, Guardiões do Verde, entre outros, sendo o papel da GMM dá segurança ao projeto.

Existem algumas dificuldades nesse projeto, principalmente no que tange aos banhistas e a pesca de arrastão que inibem as tartarugas em desovar na Praia do Tucunaré. Por isso, é importante conversar com os pecadores e com quem frequenta a praia para delimitar uma área de preservação, para o que o projeto tenha continuidade, não só com os quelônios, mas também para trazer peixes que estão praticamente extintos no rio, a exemplo da caranha.

Também é importante a educação ambiental nas escolas, para que a população vá criando a consciência ambiental, no sentido de ampliar as espécies existentes em nossos rios.

Nesse processo, a coleta de ovos e desenvolvimento das tartaruguinhas em tanque é de responsabilidade da Unifesspa. O recurso financeiro provém do Fundo Municipal de Meio Ambiente, administrado pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente (Commam) e Semma.

Deixar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *